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Guia - Trabalhar em Segurança Durante a Epidemia 

Trabalhar em Segurança Durante a Epidemia

 

Serviços de mecânica e pneus são (mais um) local onde existe um alto risco de contração de vírus. O contacto frequente com clientes simplesmente facilita a propagação do vírus.

No entanto, isso não significa a necessidade de encerrar o seu negócio.

Mesmo que encerre o seu negócio durante o período da epidemia, as despesas não se pagam sozinhas, certo?

Portanto, se decidir trabalhar (pois ainda pode trabalhar), faça-o da maneira mais segura!

 

Siga abaixo este pequeno guia sobre como cuidar da sua segurança na oficina.

 

 

Lista de compras

 

A Epidemia do Covid19 é um facto. Para o bem de todos nós, temos de nos preparar para ela.

Verifique se tem stocks dos seguintes materiais de proteção:

Luvas descartáveis;

Máscaras de proteção;

Desinfetante;

 

Sabemos que atualmente este tipo de material está mais caro que o habitual (valores na origem), no entanto, é sempre bom obtê-los. A menos que já tenha um bom stock.

 

Consulte o seu comercial Altaroda, SA. para mais informações sobre equipamentos de proteção individual, ou através dos n/ contactos habituais.

 

E-mail: info@altaroda.pt

Telefone: +351 255 783 600

 

 

Onde comprar?

 

Antes de mais – compre online.

 

Evite locais públicos, especialmente os mais movimentados, como farmácias ou supermercados. Tente, sempre que possível, efetuar compras online.

Relativamente ao equipamento para a sua oficina (equipamentos, ferramentas, consumíveis…), poderá efetuar comodamente encomendas através da n/ loja online, para isso, basta efetuar registo através da seguinte ligação:

 

https://altaroda.pt/pt/login/criarutilizador

 

 

Ao comprar online, evita o contacto desnecessário com outras pessoas.

O pagamento das suas encomendas poderá ser feito por transferência bancária, referência multibanco ou Paypal.  

 

 

Receção de encomendas

 

Lembre-se de manter as regras básicas de segurança.

 

Coloque as luvas e máscaras descartáveis e receba, sempre que possível, os volumes ao ar livre (por ex: na entrada do lado exterior da oficina).

Não cumprimente as pessoas com a mão. Nesta fase, basta um “olá” ou um “bom dia”.

Mantenha um raio de distância de segurança de outras pessoas de pelo menos 1,5m/2m.

Tente pagar antecipadamente todas as encomendas (transferência bancária, etc.).

Sempre que possível, desinfete também as mercadorias recebidas (poderá usar uma solução de sabão e água quente). Obviamente, a desinfeção deverá ser feita com luvas de proteção descartáveis.

 

O recebimento em segurança está pronto. O que fazer quando o cliente chegar à sua oficina?

 

 

Trabalhe em segurança na sua oficina

 

Antes de mais, é sempre necessário ter em consideração as regras básicas de segurança.

 

Cliente na sua oficina:

- Evitar apertos de mão. Nesta fase, ninguém em consciência sã se ofenderá com isso.

- Quando conversar com o cliente, mantenha sempre uma distância segura de 1,5m a 2m de distância. Não se preocupe, o cliente conseguirá ouvi-lo na mesma.

- Para aumentar a sua segurança e do cliente, coloque a sua máscara descartável.

 

Recolhendo o veículo do cliente:

- Considere pedir ao cliente para conduzir até ao local da intervenção, sempre que possível. Evite sentar-se no carro de outra pessoa.

- Quando estiver a intervir no carro, tente ficar longe do interior.

 

Porquê?

 

O compartimento dos passageiros é uma enorme fonte de germes. Imagine em quantas partes do seu carro toca diariamente:

- Puxador da porta;

- Volante;

- Botões do rádio;

- Manete de velocidades;

- Piscas, limpa para-brisas;

- Área de ignição;

- Botões das janelas;

- Chaves, comandos remotos;

- Estofos, apoios de braços…

São inúmeras as peças em que tocamos diariamente nos nossos carros. Em caso de contaminação, pode ser um fator de risco para propagação do vírus.

Pouquíssimas pessoas se preocupam em desinfetar o carro. Mesmo que o veículo pareça perfeitamente limpo, não significa que não haja vírus no interior.

 

Resumindo – Evite sentar-se no carro de outra pessoa. No entanto, se não tiver outra hipótese, lembre-se destas regras de segurança:

- Coloque luvas novas (obrigatório);

- Coloque uma máscara;

 

Antes de tocar nos documentos do carro:

- Coloque luvas novas.

 

E se tiver que efetuar uma reparação dentro do veículo?

 

Há vários procedimentos de manutenção que exigem a entrada no interior do carro. Por exemplo: abrir o capot ou ligar o dispositivo de diagnóstico.

Nestas situações, utilize SEMPRE luvas e máscara. Quando terminar, descarte as luvas e máscara, e desinfete todas as partes do corpo que possam ter entrado em contacto com superfícies infetadas.

Tratamento com atomizadores:

 

Algumas oficinas efetuam a higienização do interior do carro. Teoricamente, os dispositivos de higienização limpam o ar de vários tipos de germes num curto espaço de tempo.

Pode adquirir estes kits na nossa loja online, através da seguinte hiperligação:

https://altaroda.pt/pt/produtos/atommachine

 

 

 

A higienização do carro não anula a necessidade de utilizar sempre máscara e luvas de proteção!

 

Exterior do veículo:

 

Mesmo trabalhando fora do carro, há sempre zonas de possível infeção, como por exemplo, os puxadores das portas, ou o puxador do compartimento da bagagem.

Tente sempre tocar no mínimo possível de peças do carro. Acima de tudo, nunca se esqueça de usar sempre luvas.

 

Trocar os pneus:

 

 Tire os pneus do carro, evitando tocar em qualquer superfície do carro.

Quando recolocar os pneus, faça-o utilizando NOVAS luvas descartáveis. Não esquecer de ir desinfetando as luvas de trabalho.

 

Trabalhar sob o capot:

 

Abrir o capot e não o fechar até ter o trabalho concluído. Tudo se resume a ter o mínimo de contacto possível com as superfícies do veículo.

Se o carro já estiver no elevador, evite retira-lo até ter toda a intervenção concluída.

 

Existem várias partes potencialmente infetadas sob o capot:

- Tampas do reservatório;

- Óleo;

- Líquido de refrigeração;

- Lava para-brisas, óleo do travão, óleo da direção, etc.

 

Resumindo, qualquer tipo de intervenção que faça no carro, seja ela por dentro, fora ou sob o capot, faça-o SEMPRE com luvas.

 

Desinfeção do Local de Trabalho

 

Obviamente, manter o local de trabalho sempre limpo pode ser um desafio. Com a situação epidémica atual, é muito importante impedir a propagação do vírus.

Verifique se todas as superfícies em que alguém tocou com as mãos estão adequadamente desinfetadas.

Especialmente em:

- Mesas;

- Braços das cadeiras;

- Alças, botões, teclados;

- Terminais de pagamento;

 

Certifique-se de desinfetar todos os espaços comuns pelo menos duas vezes ao dia. Quartos de banho, bengaleiros e todos os espaços onde os clientes circulam.

 

Como desinfetar os vários espaços?

 

O ideal será sempre utilizar produtos destinados para esse fim. Caso ainda não os possua, considere sempre utilizar um produto que contenha pelo menos 60% de álcool.

 

Receber dinheiro

 

Prefira sempre pagamentos sem dinheiro. Por exemplo, com cartão multibanco ou transferência bancária. Caso tenha que receber dinheiro, tenha o maior cuidado possível:

- Reservar uma caixa para colocar todo o dinheiro recebido;

- Colocar sempre as luvas.

 

Tem uma sala de espera para os seus clientes? Considere move-la para o ar livre.

 

Crie uma zona de perigo limitada para receber mercadorias, apenas ao ar livre, minimizando assim o risco de transmissão de vírus.

 

Equipamentos Oficinais

 

Todos os equipamentos e ferramentas devem ser desinfetados regularmente. Por exemplo:

- Chaves de impacto;

- Alças e botões de equilibradoras de rodas;

- Botões dos elevadores;

- Tomadas dos carros.

Obviamente, a maioria destas superfícies são tocadas com luvas (pelo menos devia ser assim).

Imagine alguém infetado manusear uma tomada de ar. Significa um enorme risco de propagação!

 

Mais, limpe sempre a superfície das máquinas de diagnóstico, tabletssmartphones e outros dispositivos, pois são uma ótima fonte de germes.

 

Coloque instruções de lavagem das mãos penduradas em todas as suas instalações. Os vírus têm “medo” de água quente e sabão! É por isso que é tão importante lavar as mãos de maneira correta. Faça isso regularmente. Em particular, após cada situação que possa ser potencialmente perigosa. É a única maneira de se proteger contra o vírus.

 

Após cada utilização, descarte as luvas, colocando-as imediatamente no lixo.

 

E as máscaras? Será boa ideia utilizá-las?

 

A utilização das máscaras destina-se especialmente aos portadores do vírus. No entanto, tem 100% de certeza que não está contaminado? O facto é que não consegue fazer um teste do vírus em casa. Para se certificar que está livre da doença, procure um médico.

 

Cerca de 80% das pessoas afetadas pelo vírus têm apenas sintomas leves (ou mesmo SEM sintomas), no entanto, podem espalhar na mesma o vírus.

Desta forma, se tiver contacto com pessoas externas (clientes, comerciais, agentes de transportadoras – qualquer pessoa), coloque a máscara. Para o bem de todos nós, do seu e da sua família.

 

As bebidas alcoólicas protegem contra o novo coronavírus?

 

O álcool é um ótimo desinfetante, o problema é que a quantidade de álcool nas bebidas é muito baixa (ex: vodka ou whiskey). Apenas produtos com teor de álcool acima de 60% podem ser utilizados para esse fim.

 

O álcool pode ser um ótimo desinfetante, mas beber não o protege contra o vírus. Pelo contrário, até pouca quantidade de álcool pode afetar a imunidade do seu corpo e ficar mais propenso a doenças.

 

Importante lembrar!

 

A situação é no mínimo grave. Mas não deve entrar em pânico. Cuide-se, ao nível da saúde e condição geral. Se tem menos clientes, aproveite este tempo para descansar.

 

Tenha especial cuidado quando lida com idosos, eles são o grupo de maior risco.

 

Várias fontes afirmam que a taxa de mortalidade por coronavírus é de cerca de 2-3%. O risco maior é para idosos e pessoas imunodeprimidas.

 

Como indicado, até 80% dos infetados passam pela doença sem sintomas.

 

 

Não se esqueça das medidas de segurança aqui mencionadas:

- LAVE SEMPRE AS MÃOS e DESINFETE sempre equipamentos e ferramentas que use;

- Tenha um cuidado especial quando interagir com pessoas vindas do exterior;

- Evite pagamentos em dinheiro.

 

Termos e Condições

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O utilizador tem ao seu dispor para a resolução alternativa de litígios o nosso
email: marketing@altaroda.pt , e a entidade competente de Resolução Alternativa de
Litígios de Consumo (RAL) da sua área ou usar a Plataforma Europeia de
Resolução de Litígios em Linha, disponível em: http://ec.europa.eu/consumers/odr

Entidades Competentes de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo
Tratando-se de uma venda online, é competente o Centro da Arbitragem de
Conflitos de Consumo correspondente ao domicílio do consumidor.
Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à Plataforma Europeia
de Resolução de Litígios em Linha, disponível em http://ec.europa.eu/consumers/odr
ou às seguintes entidades de resolução alternativa de litígios de consumo:
1. CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
Tel.: (+351) 213 847 484; E-mail: cniacc@unl.pt
2. CIMAAL - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
do Algarve
Tel.: (+351) 289 823 135; E-mail: cimaal@mail.telepac.pt
3. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra
Tel.: (+351) 239 821 690/289. E-mail: geral@centrodearbitragemdecoimbra.com
4. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
Tel.: (+351) 218 807 000 / 218807030.
E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt; director@centroarbitragemlisboa.pt
5. Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
Tel.: (+351) 225 508 349 / 225 029 791; E-mail: cicap@mail.telepac.pt
6. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal
Arbitral
Tel.: (+351) 253 422 410; E-mail: triave@gmail.com
7. Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de
Consumo)
Tel.: (+351) 253 617 604; E-mail: geral@ciab.pt
8. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira
Morada: Rua Direita, 27 - 1º Andar, 9050-405 Funchal; E-mail:
centroarbitragem.sras@gov-madeira.pt
Para mais informações consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt


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