Skip to Main

+351 255 783 600

(Chamada para a rede fixa nacional)

   +351 919 339 487

   (Chamada para a rede móvel nacional)

geral@altaroda.pt

7 Conselhos para a compra de um Elevador de 2 colunas


A compra de um elevador de 2 colunas é sempre uma despesa considerável e, por este motivo, não deve ser comprado por impulso.




Deixamos aqui os 7 pontos a considerar na compra de um destes equipamentos.





1. Capacidade

Os nossos clientes perguntam-nos frequentemente qual é o elevador de 2 colunas perfeito… a capacidade é um dos fatores mais importantes a levar em consideração na compra de um elevador.

Fica aqui um pequeno guia:

- Capacidade até 2,5T - uma ótima escolha para quem trabalha apenas com veículos de passageiros;

- Capacidade até 4T – opção para quem também trabalha com carrinhas comerciais mais leves;

- Capacidade até 5T - definitivamente uma proposta muito útil tanto para veículos de passageiros como para

carrinhas comerciais.


2. Com ou sem base?

Qual é o melhor - elevador com ou sem base? Aparentemente a diferença é simples - a versão com base é mais fácil de instalar em qualquer oficina automóvel. No caso de um elevador com ponte superior, a distância entre o chão e o teto deve ser de, pelo menos, 4-5 metros. No entanto, isto não é tudo. Por outras palavras, existem também outras diferenças:

Elevador sem base

Não existem obstáculos debaixo do carro. Isto significa que o mecânico pode facilmente deslocar um carrinho de ferramentas, um elevador de caixa de velocidades ou até mesmo utilizar as tradicionais aparadeiras para drenar o óleo por baixo do automóvel. E mais um fator importante - é mais fácil manter o local de trabalho limpo.

Elevador com base

Esta é a solução mais popular. Permite trabalhar com carros mais altos, como por exemplo carrinhas comerciais. Além disso, este elevador pode ser adaptado a praticamente qualquer oficina automóvel do planeta.



3. Uma estrutura de reforço

Existem elevadores de 2 colunas com uma estrutura de reforço. Esta proporciona uma estabilidade adicional ao elevador. Além disso, estes elevadores têm requisitos de pavimento mais baixos - no que diz respeito à classe do betão, bem como à espessura (20 cm seriam suficientes).

E mais um fator importante. Os elevadores de duas colunas reforçados são muito mais fáceis de instalar no local. Para os clientes que ocupam um espaço alugado e com perspetivas de mudarem de oficina, isto é uma grande vantagem. Além disso, não é necessário procurar locais com pavimento especialmente preparado


4. Desbloqueio automático ou manual?

Existem variantes de desbloqueio automático e manual. Qual é a diferença? Basicamente, é o sistema de desbloqueio. Nos manuais, o mecânico tem de os soltar manualmente. No caso dos automáticos, o desbloqueio é feiro automaticamente, o que acontece depois de premir um botão no painel de controlo.

Qual deles é melhor para a sua oficina? Escusado será dizer que os elevadores automáticos são muito mais cómodos de utilizar e qualquer pessoa pode utilizá-los. Além disso, demora menos tempo a operar.



5. Dimensões da oficina

Lembre-se que um elevador de 2 colunas requer um certo espaço à sua volta. Caso contrário, poderá não funcionar corretamente.

Seguem-se alguns cuidados a ter relativamente às dimensões que teremos de garantir:

- pelo menos 80 cm de espaço entre as colunas do elevador e as paredes,

- pelo menos 2 m de espaço entre o topo do elevador e o teto,

- espaço suficiente entre a porta da oficina e o elevador - para que a condução de um carro não seja um problema

Estes dados são importantes quando se pensa em adquirir um determinado elevador. É possível modificar o elevador, mas é problemático e dispendioso.




6. Um elevador de duas colunas é realmente a melhor solução?

Não sabe se o elevador de duas colunas é a melhor solução? Bem, embora seja realmente útil para trabalhos de suspensão ou reparação mecânica, há situações em que outros elevadores são simplesmente melhores. Por exemplo:

- mudança de pneus - elevador de esteira

- falta de espaço no interior da oficina automóvel - elevador de 1 coluna (mono-coluna)

- oferta de alinhamento de rodas na oficina - elevador de quatro colunas ou dupla tesoura



7. Peças de substituição

E um dos fatores mais importantes a considerar.

Adquira os elevadores de 2 colunas apenas junto dos fornecedores capazes de fornecer todas as peças sobresselentes e consumíveis para o elevador.

Lembre-se que, em caso de avaria, o elevador ficará parado!


  • Anexos

2023-05-05

Outras notícias

10º Aniversário da Altaroda
Vídeo Promocional Altaroda, Lda. - 2012
2012-08-22
Ler mais
10º Aniversário da Altaroda
ALTARODA na Expomecânica 2016
2016-06-01
Com o intuito de mostrar novos produtos e presentear os nossos visitantes, da área profissional...
Ler mais